Convidados

Confirmação de presença no casamento: O guia definitivo

Se fechar a lista de convidados já é um momento crítico na organização do casamento, receber as confirmações de presença pode se tornar ainda mais estressante se você não seguir as dicas certas.

Confirmação de presença no WhatsApp

Você fez sua lista de convidados e preparou os convites, finalmente é chegada a hora de solicitar e receber as confirmações de presença dos seus convidados. Essa é uma etapa fundamental da organização do casamento pois, é só com uma estimativa real de quantos convidados irão comparecer no evento que você conseguirá fechar o calculo do buffet, lembrancinhas e até.. das cadeiras.

Quem já casou ou está na jornada do casamento sabe, sente na pele a importância de realizar a confirmação de presença no casamento. Mas, a verdade é que muitos convidados não tem esse conhecimento - o que pode tornar essa etapa um pouco dramática para os noivos.

Se você já tem profissionais de assessoria cuidando do seu casamento, são eles quem poderão auxiliar com as confirmações de presença. Mas se esse não é o seu caso e você está em dúvida sobre como pedir a confirmação de presença dos seus convidados - com o mínimo de esforço e stress possível - com certeza, esse guia é para você.

RSVP e a confirmação de presença

A sigla RSVP é originada do francês que, na tradução, significa Responda, por favor. Ou seja, esse é um termo utilizado em vários tipos de eventos, ao redor de todo o mundo com um simples objetivo: confirmar a presença dos convidados.

Como funciona o RSVP

Agora você sabe que, quando falamos em RSVP estamos, basicamente, estamos falando sobre confirmação de presença. Antes de decidir qual telefone, WhatsApp, site ou e-mail que você vai utilizar para receber as confirmações de presença, é importante entender que existem dois tipos de RSVP:

  • RSVP passivo, quando um número de telefone, e-mail ou site é disponibilizado para que os próprios convidados confirmem presença
  • RSVP ativo, quando uma pessoa ou serviço ficam responsáveis por entrar em contato ativamente com cada um dos convidados para confirmar a presença

Como pedir a confirmação de presença dos convidados

Dentro da organização do casamento, a etapa da confirmação de presença pode ser dividida em três fases:

  1. Envio da solicitaçãoaos convidados, geralmente junto do convite de casamento
  2. Recebimento das confirmações de presença dos convidados
  3. Envio de lembrete para os convidados esquecidinhos

A etapa número três, acredite, vai ser essencial. É únanime, dez em cada dez noivas concordam que passaram por algum tipo de stress com as confirmações de presença. Isso porque, no geral, nós brasileiros culturalmente não temos o costume de realizar o RSVP em eventos.

Por mais simples que seja para o convidado, alguns simplesmente não tem entendimento sobre a importância para os noivos de realizar a confirmação de presença, e acabam dando dor de cabeça para os casais que não usam algum serviço de RSVP que envie lembrete e solicitação de confirmação de presença para os convidados.

1. Envio do convite de confirmação de presença

Para receber as confirmações de presença você precisa antes solicitar, claro. A melhor maneira de fazer isso é adicionando o RSVP ao seu convite de casamento.

Ou seja, você pode adicionar uma tag anexa ao seu convite, ou até mesmo adicionar no próprio "rodapé" do convite um site, telefone WhatsApp ou e-mail para que o convidado realize a confirmação de presença na cerimônia.

  • O e-mail já é pouco utilizado para realizar as confirmações de presença, visto que hoje em dia existem canais mais práticos e acessíveis para esse contato com o convidado
  • O número de telefone WhatsApp é muito utilizado por assessorias e serviços tercerizados de RSVP, e pode se uma ótima opção
  • Já o site de casamento é uma ótima opção para qualquer casal, com ou sem assessoria de casamento, visto que a confirmação é feita online e facilitada através do site dos noivos

Confirmação de presença online

Os serviços de RSVP nos sites de casamento vêm se tornando cada vez mais populares entre os casais e assessorias de casamento. Após criar um site de casamento, sem custo, o casal ativa o RSVP no site e então disponibiliza o link do site de casamento para os convidados.

Os convidados acessam o link e realizam a confimação de presença direto no site dos noivos.

2. Recebimento das confirmações de presença

Depois de entregar os convites solicitando o RSVP, é hora de aguardar os convidados realizarem as confirmações no canal que você escolheu,seja ele e-mail, WhatsApp ou site de casamento.

A lista de convidados do site de casamento da Wedy, por exemplo, envia uma notificação em tempo real para os noivos, assim que cada novo convidado realiza a confirmação de comparecimento. A lista completa pode ser acessada facilmente mais tarde, para que possa ser compartilhada com os profissionais que precisam dela para o dia do evento.

A teoria é muito bonita. Mas a verdade é que, na prática, receber as confirmações de presença é um momento um tanto dramático pra grande maioria dos casais.

O recebimento do RSVP é, sem dúvidas, um dos assuntos mais discutidos pelas noivas nas comunidades em toda a internet. Quem já passou ou está passando por essa etapa costuma sofrer um pouco com aqueles convidados esquecidinhos que, mesmo após o prazo estabelecido, não realizam a confirmação de presença.

3. Envio de lembrete de confirmação aos convidados

Como é sempre melhor previnir do que remediar, pra evitar o stress quase inevitável de correr atrás de confirmações de presença atrasadas, o envio de um lembrete de confirmação é essencial.

Acredite, existem muitas noivas por aí adquirindo chips de telefonia para cobrar as confirmações de presença em nome de uma assessoria fake. Uma noiva desesperada faz tudo, não é mesmo? Apesar de super válida a alternativa encontrada, ela exige tempo, envolve custos e demanda muita energia.

Se você aí já se preocupa em ter de correr atrás das confirmações de presença a melhor opção é usar um serviço de RSVP ativo. Existem muitas opções disponíveis no mercado, mas a maioria é paga e acaba desanimando os casais. Depois de anos ouvindo isso de noivas e noivos, a Wedy - que já é 100% gratuita - lançou o único RSVP ativo para casamentos gratuito da internet que envia lembretes para o WhatsApp de todos os convidados cadastrados com número de telefone.

RSVP ativo grátis?

Os lembretes automáticos são a nova funcionalidade de RSVP ativo da ferramenta de lista de convidados da Wedy. Todo casal que cria um site de casamento na plataforma tem, automáticamente, a possibilidade de criar uma lista de convidados e habilitar os lembretes automáticos via WhatsApp.

Na prática, depois de criar um site de casamento e confirmar a data do evento o casal pode, além de habilitar o envio dos lembretes pela plataforma, definir com quantos dias de antecedência ao casamento o lembrete será enviado.

Como ter acesso ao RSVP ativo grátis

  1. Crie sua conta grátis na Wedy e adicione a data do seu casamento
  2. Inicie a personalização de um site de casamento, é através dele que a confirmação de presença será coletada
  3. Em Lista de Convidados faça a importação dos seus convidados com número de telefone ou adicione manualmente
  4. Aí é só clicar em Lembretes automáticos e habilitar a opção de permitir que a Wedy envie os lembretes para o seu convidado
  5. Ainda em Lembretes automáticos você pode definir com quantos dias de antecedência ao casamento você precisa que o lembrete seja enviado
  6. Tudo pronto, site de casamento personalizado e lista de convidados ok? Agora é só fazer a divulgação do link do seu site de casamento para os convidados e acompanhar tudo através do seu painel da Wedy 7.O lembrete automático será enviado aos seus convidados na data pré-definida por você e uma equipe de atendimento da Wedy cuidará de auxiliar seus convidados caso respondam ao WhatsApp.

Publicações sugeridas

  • Mensagem de confirmação de presença: O que enviar para os convidados?

    Mensagem de confirmação de presença: O que enviar para os convidados?

    Precisando de dicas sobre a tão temida mensagem de confirmação para o casamento? Então continue lendo esse artigo que nós vamos te ajudar!

    Ver post
  • Frases para convite de casamento: ideias e como escolher

    Frases para convite de casamento: ideias e como escolher

    Com as dicas certas, escolher a frase para o convite de casamento pode ser uma tarefa pessoal e divertida. Saiba como escolher e inspire-se com +51 ideias

    Ver post
  • Lembrancinha para padrinhos: 7 ideias criativas para seu casamento

    Lembrancinha para padrinhos: 7 ideias criativas para seu casamento

    Talvez um dos momentos mais emocionantes dos preparativos do casamento seja o convite aos padrinhos e madrinhas. E, claro, pensar em uma lembrancinha para seus padrinhos e madrinhas faz toda a diferença!

    Ver post
  • Como Facilitar a Confirmação de Presença pelo WhatsApp

    Como Facilitar a Confirmação de Presença pelo WhatsApp

    Sua confirmação de presença pode ser um processo tranquilo, pode acreditar!

    Ver post