Planejamento

Como organizar um casamento: A dica de ouro

Inúmeros detalhes compõem a organização de um casamento. Podemos enumerar mais de dez tarefas, com facilidade. Por isso, aqui vai uma dica valiosíssima.

Checklist de organização do casamento

É passada a euforia inicial de dizer sim e você começa a se dar conta das inúmeras tarefas que envolvem a organização do casamento. Certo?

Pensando rápido podemos enumerar algumas como: a escolha do local, informe sobre os serviços oferecidos, pesquisa do buffet, decoração, som e luz. É preciso também fazer a degustação do buffet, é claro, para não ter surpresas negativas no dia do casamento, além de escolher o cardápio e a carta de bebidas. E isso tudo.. é só o começo.

A verdade é que casamentos são eventos ricos em detalhe, porque,de fato, cada detalhe importa para os noivos e noivas nesse dia. Mas é essa mesma riqueza de detalhes que pode deixar os casais de cabelo em pé quando percebem que a lista de tarefas da organização do casamento é mais extensa do que o imaginado.

Por onde começar a organizar um casamento?

Muitas pessoas diriam que a organização do casamento começa pela escolha da data, seguido do local. E erradas, não estão. Mas existe aquilo que acreditamos ser o que podemos chamar de passo 0 da organização do casamento.

Antes de ter a cabeça inundada por diversas tarefas, calma, respira e leia essa dica: sem criar grandes expectativas ou pomposidades, a dica é na verdade bastante simples: faça listas!

Quando é chegada a hora de iniciar a organização do casamento, quase que automaticamente, dezenas de tarefas começam a surgir na mente dos casais. Acontece que, segundo a neurociência e como explicado pelo neurocientista Daniel Leivitin em entrevista à rede BBC, nosso cérebro consegue equilibrar apenas quatro pensamentos simultaneamente. Por isso, fazer listas nos ajuda a liberar espaço mental e evitar que os pensamentos fiquem surgindo e atrapalhando você com aquela sensação de desorganização e/ou estar sempre esquecendo de alguma coisa.

[

Ao fazer uma lista você terá uma visão muito melhor sobre tudo o que precisa ser feito. Além de tirar essas tarefas da sua cabeça, essa visualização vai te ajudar a não só priorizar as tarefas, mas também a economizar dinheiro.

Como assim economizar dinheiro?

Fazer uma lista com tudo o que você precisa comprar no supermercado ajuda você a chegar lá e comprar tudo o que precisa com foco e objetividade, diminuindo as compras por impulsividade. Certo? Na organização do casamento, é a lógica é basicamente a mesma.

Além disso, visualizar todos os serviços que você precisa contratar ajudará também você a entender quais deles são prioritários para você e, assim, em quais você está disposto a despender de maiores quantias.

Por que fazer checklist para organizar o casamento

Se o assunto é lista, resumimos listando os por quês de se fazer um checklist de casamento:

  • Listas fazem bem para sua saúde mental. Ninguém fica noivo e para de trabalhar ou viver por causa disso. As tarefas da organização do casamento disputam lugar na sua cabeça com diversas outras do seu dia-a-dia, e ninguém consegue pensar em tanta coisa ao mesmo tempo. Na verdade, nós só conseguimos pensar em até quatro coisas por vez - e olhe lá, né.
  • Fazer listas te ajuda a não esquecer nenhum detalhe importante. E casamentos são ricos em detalhes, por isso, é o checklist que vai ajudar você a lembrar de todos os passos, pequenos, mas muito importantes para que o seu casamento seja realizado do jeito que você sempre quis. Nada de se decepcionar no dia por esquecimentos, certo?
  • Listas te ajudam a priorizar e economizar, até mesmo dinheiro. Ao visualizar tudo o que você precisa para realizar o seu casamento ficará muito mais fácil priorizar aquilo que é mais importante para você, e o importante é muito pessoal. Alguns casais preferem investir mais dinheiro em decoração enquanto outros dão preferência ao buffet e open bar, por exemplo. Visualizar suas tarefas em listas pode te ajudar a não extrapolar, mantendo o foco e priorizando aquilo que realmente importa para você.

Como fazer um checklist de casamento?

Casamentos são eventos pessoais e, por isso, suas necessidades podem variar bastante de acordo com o estilo escolhido para a celebração. Por isso, personalizar o seu checklist é fundamental. Porém, para te ajudar a não começar do zero a Wedy preparou um checklist atualizado 2023 que vai ser a base perfeita para você começar o checklist do seu casamento.

Publicações sugeridas

  • Votos de Casamento: Crie os Seus Rapidamente (Exemplos e Gerador Grátis)

    Votos de Casamento: Crie os Seus Rapidamente (Exemplos e Gerador Grátis)

    Guia completo sobre votos de casamento que fornece exemplos inspiradores e apresenta a inovadora ferramenta da Wedy que personaliza seus votos de casamento em menos de um minuto

    Ver post
  • 6 eventos de casamento em 2023 para você ir e se inspirar

    6 eventos de casamento em 2023 para você ir e se inspirar

    Selecionamos os melhores eventos para você que quer saber das últimas tendências de casamento em 2023

    Ver post
  • ChatGPT no casamento

    Como usar o ChatGPT para planejar o seu casamento

    O ChatGPT vêm sendo uma das ferramentas tecnológicas mais comentadas desse ano. Aqui a gente te conta como utilizar essa ferramenta como aliada no planejamento do casamento

    Ver post
  • 48 Ideias Criativas e Românticas para Pedidos de Casamento em 2024

    48 Ideias Criativas e Românticas para Pedidos de Casamento em 2024

    Descubra 48 ideias inovadoras e românticas para pedidos de casamento! De propostas clássicas a aventuras únicas, a Wedy traz inspirações para todos os estilos. Encontre a maneira perfeita de dizer 'eu aceito'!

    Ver post