Encontrar um local para o casamento é uma das primeiras coisas a fazer na organização do Grande Dia.
Geralmente, quando inicia o noivado, o casal já sonha com algum tipo de local para realizar o casamento como um espaço no campo, ou hotel, praia ou restaurante, por exemplo. Por isso, achar esse local pode parecer fácil, mas antes de fechar com algum espaço - por mais perfeito que ele pareça - existem algumas questões que você precisa avaliar.
Como escolher o melhor lugar para se casar
Não existe o lugar perfeito, existe aquele que se encaixa no seu casamento dos sonhos. Cada casal é único em estilo e personalidade, e o casamento é a oportunidade para refletir isso tudo. Por isso, na hora de escolher o melhor lugar para o SEU casamento, as dicas a seguir serão muito úteis.
1. Número de convidados
A primeiríssima pergunta que você deve se fazer antes de procurar efetivamente por um local para o seu casamento é exatamente essa: qual o número de convidados você espera receber na celebração?
O local escolhido deve comportar adequadamente o número de convidados presentes. Ou seja, o espaço ideal para o seu casamento deve oferecer conforto para todos os convidados. Lembre-se que o espaço será preenchido por mesas, cadeiras e outros móveis. Por isso, não adianta tentar comportar 150 pessoas em um espaço que originalmente caberiam 100 pois, por mais que você consiga, com certeza a sensação dos presentes será de um espaço apertado.
2. Orçamento
Quanto você está disposto a pagar? A contratação do local pode gerar empolgação em muitos casais, mas lembre-se que investir valores que extrapolem seu orçamento pode influenciar negativamente em outros serviços.
O ideal é que, no máximo, 15% do seu orçamento seja destinado ao aluguel do espaço, considerando os valores da cerimônia e recepção. Uma boa dica para poupar dinheiro é unir os dois momentos em apenas um local e, assim, diminuir os custos de deslocamento, aluguel, pessoal e decoração.
Leve em consideração também o fato de que alguns locais precisam de mais investimento em decoração do que outros. Uns fornecem mesas e cadeiras, outros não. Procure se informar sobre a existência de taxas extras como locação de geradores, por exemplo.
3. Estilo do casamento
Pode parecer clichê falar sobre estilo do casamento, mas de fato esse é um dos pontos que deve ser decidido antes mesmo da escolha do local.
O espaço do casamento ajuda a criar o espírito do evento e deve encaixar com aquilo que você imagina para o seu grande Dia. Se o seu estilo de casamento favorito é mais clássico e sofisticado, você pode procurar por lugares como casas antigas ou hotéis de luxo já que já possuem decoração e arquitetura que conversarão com sua decoração.
4. Infraestrutura do local
Jamais feche o aluguel de um espaço para o seu casamento sem antes visitar o local. A visita é muito importante para que você tenha uma real noção do espaço que vai abrigar seu tão sonhado casamento.
Se o local já contar com mobília, confira o estado dos móveis e a qualidade geral das instalações, se possuem estacionamento ou serviço de manobrista.
Os diferentes ambientes de um espaço ajudam a criar diferentes momentos para o casamento, desde o coquetel de boas vindas ao brinde dos noivos. Por isso,
5. Acesso e deslocamento dos convidados
Existem idosos com dificuldade de locomocação ou deficientes físicos na sua lista de convidados? Se sim, pergunte-se se eles conseguirão acesso ao local que você pretende realizar o evento.
O espaço deve possuir fácil acesso para que os convidados possam comparecer ao casamento com tranquilidade e pontualidade. Informe-se sobre os meios de transporte disponíveis ou serviços que possam ser ofertados para os convidados.
Se você for realizar a cerimônia e a festa em locais diferentes o ideal é que a distância entre eles seja curta. Não esqueça, é claro, de fornecer informações sobre o deslocamento para que os convidados consigam encontrar o segundo endereço de forma facilitada.
6. Serviços e extras
Alguns locais já possuem mobiliário e a própria equipe especializada para realizar o evento, como decoradores ou buffet, o que pode ser uma ótima opção para diminuir os custos.
Se você prefere contratar seus próprios fornecedores fique atento ao contrato e descrição dos valores e serviços contratados. Também, certifique-se de que de fato o local permite utilizar serviços externos já que alguns trabalham apenas com a própria equipe.
Outro serviço que muitas vezes passa despercebido pelos noivos é o de montagem. Se o espaço já oferece esse serviço, confira se você - ou algum outro profissional - poderá tomar decisões para que tudo fique no seu devido lugar e ao seu gosto. Autonômia é fundamental.
Atente-se também aos possíveis extras cobrados pelo aluguel dos locais. Muitas vezes são cobradas taxas extras pelo aluguel de geradores, por exemplo.